A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana, pactuada com a Secretaria de Saúde,  reabre os Centros Comunitários da Paz, os Compaz, para atendimentos parciais à população, a partir da terça (1º/09). No mesmo dia, ao vivo, o artista gráfico Rafa Mattos fará, nos três equipamentos (Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Miguel Arraes), um painel de boas-vindas.
As Fábricas de Cidadania voltam a receber os usuários para resolverem demandas no Procon, Cras, Secretaria da Mulher, Mediação de Conflitos, entre outros. As bibliotecas também vão abrir, mas com 30% da sua capacidade e só poderão frequentar os espaços jovens acima de 16 anos. O atendimento será prioritário para os jovens das comunidades que vão  fazer ENEM / vestibular 2020-2021.
Nesse primeiro momento, os serviços mais procurados foram os pactuados para a retomada com capacidade reduzida. Gradativamente, os outros serão retomados. Todos seguindo os protocolos de cuidados e orientações da Secretaria de Saúde do Recife. Por isso, só serão permitidos atendimentos e circulação pelos equipamentos de quem estiver usando máscara, devidamente acoplada no nariz e boca. Além dos banheiros disponíveis para lavar a mão, os Compaz também vão oferecer álcool em gel para os usuários.
"Essa retomada está seguindo todos os protocolos de saúde e segurança. Essa notícia mostra o cuidado da Prefeitura com as comunidades mais vulneráveis do Recife. A volta também requer que a população tenha os cuidados necessários para que os equipamentos sejam um local de proteção para as comunidades atendidas", ressalta o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.
De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a reabertura gradual das unidades dos Compaz é possível neste momento em que o Recife registra queda nos indicadores mais expressivos da pandemia há mais de 100 dias, como as reduções nos números de casos graves de covid-19, de óbitos, de atendimentos e ocupação dos leitos.
 "Nessa fase de convivência com o novo coronavírus, o Recife vai avançando na retomada de atividades sociais importantes. Costuramos a reabertura das unidades do Compaz juntamente com a Secretaria de Segurança Urbana para que esses equipamentos sociais possam reabrir com toda segurança, ofertando serviços fundamentais à população e sendo também aliados no esforço de passar orientações sobre os novos protocolos de convivência com a covid-19 nesse momento em que a pandemia não acabou. Como o vírus continua circulando, o Compaz vai abrir com todo cuidado com a prevenção de novas infecções, como o uso da máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social", disse o gestor da Secretaria de Saúde do Recife.